O início do ano costuma ser o momento de definir novas metas, traçar objetivos para os próximos meses e adotar novos hábitos, inclusive, aqui no blog, falamos recentemente sobre 5 resoluções que não podem faltar no seu ano novo. É muito comum que esses objetivos estejam conectados à paz interior, boa convivência e ao bem-estar – não à toa, tanta gente usa as tradicionais roupas brancas no réveillon, sinalizando um desejo por “paz”.
Mas nada disso pode ser alcançado se a saúde mental não estiver em dia. Por isso, trazemos hoje uma série de hábitos simples que você pode adotar em 2023 para que atingir a paz interior, lidar melhor com os desafios da vida, além de manter-se feliz consigo mesmo e com as pessoas que o cercam. Confira:
1 – Faça terapia
O primeiro item dessa lista não poderia ser diferente: buscar um suporte profissional é sempre importante, em qualquer área da vida. Quando falamos de saúde mental, isso se torna ainda mais essencial. Conselhos de amigos ou familiares podem ser cheios de boas intenções, mas somente um terapeuta poderá ajudar você de forma técnica, adequada e sem uma opinião “contaminada”. Já se foi o tempo em que existia qualquer tipo de tabu sobre tratamentos com terapeutas ou psicólogos. É simples: se você sente que precisa “desabafar” sobre problemas do dia a dia, a ajuda de um profissional será muito bem-vinda.
2 – Melhore a qualidade do seu sono
Noites mal dormidas sempre resultarão em stress, cansaço, irritabilidade, entre outras coisas. Para melhorar a qualidade do seu
sono, evite as telas por ao menos 1h antes de dormir – incluindo a televisão – e procure fazer um ritual de relaxamento, usando luzes baixas, aromaterapia e fórmulas naturais, como o Floral Insônia, da Artepharma.
3 – Melhore sua alimentação
Todos os aspectos da nossa vida são influenciados por aquilo que comemos. Não apenas os índices de colesterol ou glicemia serão afetados por uma má alimentação: a falta dos nutrientes corretos pode levar ao mau funcionamento do cérebro, reduzindo a memória e a cognição. Tudo isso fará com que você se sinta menos ativo mentalmente, diminuindo, também, sua sensação de bem-estar.
Além disso, alguns estudos apontam a relação entre a depressão e quadros inflamatórios, estes, que podem ser agravados com uma dieta desequilibrada. Opte sempre pela inclusão de legumes e verduras em sua dieta. Caso coma carne, opte pela carne de peixe, rica em Ômega 3, que auxilia na saúde do cérebro.
4 – Faça atividades físicas
Muito além da questão estética e de cuidados já conhecidos com a saúde, os exercícios físicos são grandes aliados da sua saúde mental. Além de aumentar a oxigenação do cérebro, ao fazer exercícios físicos seu corpo vai liberar hormônios do prazer e da felicidade, dando a sensação de bem-estar. Invista em atividades diárias e você vai notar a mudança no seu humor cotidiano.
5 – Selecione as pessoas ao seu redor
Sabemos que muitas relações acontecem de forma natural: você conhece alguém em um local de estudo, trabalho ou é apresentado a novos amigos por conexões similares. Mas tenha em mente que nem todos que se aproximam de você podem ser boas companhias. Algumas pessoas são capazes de colocar você para baixo com muita frequência, o que não é saudável. Alguns relacionamentos também podem se tornar tóxicos ao longo dos anos, exigindo atenção. Nestes casos, priorize sempre sua saúde mental. Ao se sentir desconfortável de forma constante em um relacionamento, avalie se vale a pena manter essa pessoa em sua vida e ter uma conversa sobre aquilo que lhe incomoda ou se a melhor opção é se afastar. Em casos como esses, é muito importante, também, ter o acompanhamento de um psicólogo ou terapeuta. Com isenção, este profissional poderá lhe dar as ferramentas para que você tome as melhores decisões.
6 – Cuide mais de você
Não é egoísmo pensar mais em você. Se você é o tipo de pessoa que se doa muito para os outros, mas usa pouco tempo para você mesmo, está na hora de mudar isso. Tire um tempo para fazer alguma atividade que você gosta, meditar, observar a natureza, ler um livro, ver um filme ou até não fazer nada! O importante é tirar um momento só seu, longe das pressões e tarefas do dia a dia. Um tempo de qualidade consigo mesmo pode acontecer ao fazer a sua rotina diária de skincare ou ao se deitar na grama para contemplar o céu. O importante é tirar um tempo para esvaziar a mente de problemas, aproveitar a sua própria companhia e fazer algo de bom para si mesmo.
Que tal compartilhar essas dicas?