A gravidez é um dos momentos mais especiais na vida da mulher que deseja ter filhos. A gestação é cercada de muita expectativa, ainda mais para as mamães de primeira viagem.
Pensando nas dúvidas e questionamentos que cercam este momento, separamos algumas dicas para se ter uma gravidez tranquila e saudável.
1 Faça o pré-natal
O primeiro passo e mais básico é realizar pré-natal, buscando acompanhamento médico assim que souber da gravidez. Este cuidado é importantíssimo não só para a saúde do bebê, mas, também, para a gestante. O chamado “pré-natal” consiste em uma série de consultas, exames e aplicação de vacinas.
De acordo com o Ministério da Saúde e orientações da Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia), é desejável que a gestante tenha, no mínimo, seis consultas de pré-natal ao longo da gestação. No entanto, se for possível, a paciente deve buscar consultas mensais até o sétimo mês. A partir do oitavo mês, com a data do parto já próxima, recomenda-se que as consultas passem a ser semanais. É importante ressaltar que, se houver complicações gestacionais e/ou se a paciente contar com problemas como diabetes ou pressão alta e diabetes, a periodicidade das consultas deve ser revista pelo médico.
2 Adeus cafeína
Reduzir o nível de cafeína no corpo durante a gestação é altamente recomendável, pois ela é altamente estimulante e pode provocar complicações. Por isso, o indicado é deixar de lado o café, chás preto e mate, além de refrigerantes de cola.
3 Nada de automedicação
Tomar remédios alopáticos sem prescrição médica ou orientação de um profissional qualificado nunca é uma boa ideia. Na gravidez então, o risco se torna maior. Mesmo que seja só um remédio comum para dor de cabeça com o qual você já esteja acostumada, lembre-se: durante a gestação o seu corpo muda e, ao ingerir medicamentos, eles podem afetar, também, a saúde do seu bebê. Por isso, nada de tomar “só um remedinho” sem consultar um profissional habilitado, preferencialmente o médico que está acompanhando a gravidez.
4 Mude a alimentação
Sim, você vai comer por dois! E, por isso, precisa se alimentar da forma mais saudável possível. É altamente indicado que a gestante tenha o acompanhamento de uma nutricionista, que deve indicar uma dieta bem balanceada. Aposte em refeições rica em frutas, verduras, legumes, fibras, peixes e castanhas. Consuma, também, iogurtes, leites e queijos magros, além de manter-se sempre hidratada bebendo água e sucos naturais – sem açúcar.
5 Corte o cigarro e a bebida
Essa dica é simples e intuitiva, mas vale sempre reforçar: toda a nicotina e álcool que você ingerir afetarão o seu bebê. Não exponha seu filho a substâncias tóxicas, pois isso pode afetar o desenvolvimento do feto e, até mesmo, gerar dificuldades cognitivas no futuro. Mães fumantes também têm maior risco de sofrer abortos espontâneos ou partos prematuros.
6 Pratique atividades físicas
Apesar de exigir cuidados, o sedentarismo é um dos grandes vilões da gestação. As atividades físicas ajudam a reduzir o estresse e regular a “montanha russa hormonal” a qual a mulher é submetida. Os exercícios também a ajudarão a ter maior resistência para carregar o peso extra durante os nove meses, além de fornecer um condicionamento físico mais adequado para passar pelo parto, bem como maior facilidade em reduzir o peso após a gravidez.
Opte por atividades amenas, como caminhadas, ioga e hidroginástica e evite esportes de alto impacto e/ou que possam causar lesões e quedas.
7 Descanse muito!
A gravidez gera um enorme cansaço para a gestante, então é normal que você tenha vontade de ficar mais tempo em repouso. Respeite seu corpo e não passe dos seus limites nas atividades diárias. Quando sentir-se cansada, tire um tempo para si. Se for possível, tire uma soneca depois do almoço e coloque os pés para cima sempre que puder.
Neste momento qualquer técnica de relaxamento será bem-vinda, como praticar sessões de ioga e massagem. A redução do estresse é muito importante para uma gestação saudável.
Gostou das dicas?
Compartilhe com alguém que precisa deste conhecimento!