Talvez você nem imaginasse as consequências de noites mal dormidas e tenha se assustado com o título deste post, mas é verdade: dormir mal prejudica muito o coração. A insônia recorrente e o sono fragmentado podem aumentar o risco de doenças cardiovasculares.
Atualmente, a medicina já considera que dormir bem é tão importante para o coração e o cérebro quanto fazer exercícios físicos, não fumar e controlar o colesterol
A importância do sono profundo
O sono é essencial para a recuperação do corpo após um dia de atividades. Nos estágios mais tranquilos (sono NREM), a frequência cardíaca é reduzida, a pressão arterial cai e a respiração é estabilizada. Tudo isso é necessário para o repouso do órgão muscular mais importante do nosso corpo: o coração. Elas reduzem o estresse no coração e permitem que ele se recupere do stress e da tensão ocorridas durante o dia.
Se este sono não for suficiente ou se for frequentemente interrompido, o resultado pode ser uma série de problemas cardíacos, causados pelo stress excessivo do órgão, como ataques cardíacos.
Aumento do risco de morte e outras doenças
Quando dormimos mal, nosso organismo também passa a liberar o cortisol, um hormônio que aumenta a pressão arterial. Isso aumenta significativamente o risco de morte em pessoas com histórico de doenças cardiovasculares.
Além disso, a falta de sono pode levar ao aumento de peso, à diabetes e ao estresse, todos fatores de risco para problemas cardíacos. Recentemente, a Associação Norte-Americana do Coração (AHA) incluiu a privação ou interrupção de sono entre os fatores de risco para o infarto e o acidente vascular cerebral. Por isso, mantenha boas noites de sono para manter o coração saudável.
Se você não anda dormindo bem, procure alternativas naturais para a indução do sono e relaxamento. Nossos atendentes especializados estão à disposição para lhe ajudar nessa procura. Clique aqui para falar conosco.