Burnout: 5 sinais para desacelerar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

A Síndrome de Burnout, classificada pela OMS como “estresse crônico de trabalho que não foi administrado com sucesso”, passou a ser considerada uma doença ocupacional em 2022 (CID 11). Este fenômeno, ligado ao estresse excessivo, virou um dos termos do momento e é preocupação de colaboradores e empregadores.

Separamos abaixo alguns indicativos de que alguém possa estar precisando de ajuda e, sobretudo, desacelerar no trabalho.

1 – Cansaço excessivo, dores no corpo e baixa produtividade

A sensação de esgotamento é um dos maiores indicativos do burnout. Ela pode fazer com que o trabalhador perca a sua produtividade e sinta-se incapaz de dominar as tarefas do dia a dia. O quadro normalmente é acompanhado de fadiga física, cansaço e dores no corpo, sobretudo dores de cabeça e na região do pescoço. 

2 – Ganho de peso e glicose elevada

A secreção excessiva de cortisol e aumento da produção de insulina, caudadas pelo desequilíbrio hormonal, pode contribuir para o aumento de peso sem motivo aparente. Além disso, a ansiedade e o estresse crônico podem gerar um quadro de compulsão alimentar.

3 – Noites mal dormidas

A insônia é um dos sinais de que algo não está bem. A dificuldade de “desligar a mente” dos problemas do dia a dia pode levar a um quadro de constantes noites mal dormidas.

4 – Infecções recorrentes

O estresse crônico é capaz de reduzir a resposta imune do organismo. Quadros recorrentes de  febre, diarréia e mal-estar podem indicar um desequilíbrio no sistema imunológico, causado pela síndrome de burnout.

5 – Humor inconstante

Irritabilidade, cinismo, agressividade, constantes mudanças de humor, baixa autoestima e um persistente pessimismo podem indicar um quadro de depressão causado ou agravado pelo burnout.

Caso você ou alguém que você conheça esteja passando por algumas das situações descritas acima, é necessário buscar ajuda médica. A Síndrome de Burnout não é algo a ser resolvido com apenas alguns dias de descanso. É necessário buscar tratamento especializado. Na Artepharma, você encontra, também, fitoterápicos que podem ser associados neste tratamento. Fale conosco e saiba mais

Fale conosco