Neste 1º de Abril, escolhemos trazer ao Blog as principais mentiras contadas sobre a saúde. Muitos desses mitos são carregados de geração em geração, tomados como sabedoria popular, mas não passam de mentiras.
Confira abaixo algumas delas e compartilhe nas redes sociais!
Tomar friagem com cabelo molhado deixa gripado – MITO
A gripe se instala por meio de um vírus, portanto, não é a friagem, nem mesmo os cabelos molhados os causadores de uma gripe. Porém, a exposição ao frio e às mudanças de temperatura podem sim impactar a imunidade, facilitando o espalhamento de partículas virais no organismo.
Água com açúcar nos deixa mais calmos – MITO
O açúcar não só não tem efeito calmante, como tem o efeito reverso: ele é um forte estimulante. O que acontece é que o consumo de açúcares eleva os níveis de dopamina, causando a sensação de prazer. Mas esse efeito é tão lento, que não vale a pena apostar na água com açúcar para tentar dar sensação de bem-estar a alguém. Nestes casos, o bom e velho chá de camomila costuma ser mais eficaz.
Quanto mais vezes escovar os dentes, melhor – MITO
O indicado é escovar os dentes de duas a três vezes ao dia, após as refeições. Uma escovação mais frequente do que isto pode acarretar em problemas para a saúde bucal, desde lesões até o desgaste do esmalte, podendo causar até mesmo a erosão nos dentes.
Hipertensos só têm pressão alta – MITO
Pessoas com pressão alta e que fazem controle com uso de remédios também estão sujeitas às quedas de pressão, principalmente em dias de muito calor. Essas quedas são bastante perigosas e, sem o atendimento médico necessário, podem resultar em quadros graves. Portanto, fique atento aos sintomas como visão embaçada, fraqueza, taquicardia, sensação de desmaio, sono excessivo e diminuição da energia para buscar ajuda médica emergencial.
Cortar o glúten emagrece – MITO
A redução de alimentos contendo glúten pode sim emagrecer, mas o problema não está no glúten em si. A maior parte dos alimentos com a substância são, também, altamente calóricos – e é aí que está o “segredo”. Para cortar o glúten, você cortará pizzas, biscoitos, pães e outras massas ricas em carboidratos, resultando em um emagrecimento eficaz.
Vacinas causam autismo – MITO
Essa é uma mentira muito perigosa, que ganhou repercussão por meio de um artigo falso elaborado por um médico britânico. Com a comprovação de que o artigo trazia dados mentirosos, ele perdeu seu registro profissional.
Mamografia aumenta o risco de câncer de tireoide – MITO
É verdade que a radiação tem seus riscos, mas somente quando a exposição é excessiva ela pode elevar as chances de desenvolvimento de qualquer tipo de câncer.
O boato que relaciona a mamografia ao câncer de tireoide se espalhou como uma grande ‘fake news’ no Brasil, levando o nome do médico Drauzio Varella. O próprio médico já desmentiu e reforçamos aqui: os raios emitidos durante uma mamografia atingem, sobretudo, a área dos seios, e a porção irradiada para outras áreas do corpo é praticamente insignificante.
A mamografia pode salvar vidas, pois é um exame essencial para a descoberta precoce do câncer de mama e deve ser feita regularmente com a orientação do médico.