Diabetes: o que é e como prevenir

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

A diabetes é uma das doenças mais perigosas da atualidade. Ela chega de forma silenciosa e, muitas vezes, o paciente só a percebe quando já está avançada. Por isso, é importante manter uma rotina de acompanhamento médico preventivo, assim como ter regularidade na realização de exames de sangue.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, atualmente o Brasil é o 5º país no mundo em incidência de diabetes, com uma estimativa de ultrapassarmos os 21 milhões de diabéticos até o ano de 2030. Por isso, é importante conhecer mais sobre a doença e, principalmente, entender as formas de controle e prevenção.

O que é diabetes?

A doença chamada Diabete Mellitus é desencadeada quando o corpo produz uma quantidade de insulina (hormônio secretado pelo pâncreas) insuficiente ou o organismo não responde normalmente a ela, resultando em altos níveis de açúcar no sangue.

Ela é uma doença perigosa por resultar em graves danos dos órgãos, podendo causar doenças cardiovasculares, cegueira, surdez, amputação de membros, depressão, neuropatias e, até mesmo, levar à morte

Quais são os tipos de diabetes?

A diabetes é dividida, primariamente, nos tipos 1 e 2. Mas, além disso, também existem quadros de pré-diabetes e diabetes gestacional.

Diabetes tipo 1

A diabetes do tipo 1 é uma doença autoimune, que acompanha o paciente desde a infância. Neste caso, o sistema imunológico ataca as células que produzem a insulina, fazendo com que o corpo produza pouca ou nenhuma insulina.

Diabetes tipo 2

A diabetes do tipo 2 é a mais comum. Ela normalmente é desenvolvida ao longo da vida por meio de fatores relacionados à genética, má alimentação, ao excesso de peso e sedentarismo. Neste caso, o pâncreas produz insulina, mas o corpo não responde a ela. Apesar de ser mais comum entre adultos, ela também pode acometer crianças com obesidade.

Pré-diabetes e diabetes gestacional

A pré-diabetes acontece quando os níveis de açúcar no sangue estão elevados, mas a doença ainda pode ser revertida com certa facilidade, apenas com dietas restritivas de açúcar e prática de exercícios físicos regulares.

Já a diabetes gestacional é um tipo temporário da doença, quando a mulher grávida conta com níveis elevados de açúcar no sangue, porém, não altos o bastante para ser considerado diabetes tipo 2. Ainda que temporário, é necessário ter cuidado, já que a diabetes pode trazer complicações durante a gestação e no momento do parto.

Sintomas

A diabetes é considerada uma doença silenciosa por quase não apresentar sintomas. Quando eles existem, costumam ser muito discretos e dificilmente são percebidos no dia a dia. 

Confira alguns deles:

  • Sede excessiva
  • Vontade frequente de urinar
  • Aumento da fome
  • Boca seca
  • Cansaço fácil
  • Alterações na visão

Prevenção, diagnóstico e tratamento da diabetes

Alguns hábitos podem ajudar na prevenção da diabetes, como a adoção de uma alimentação saudável e balanceada, rica em verduras, legumes e a redução de carboidratos e gorduras. O sedentarismo também é um dos grandes vilões da saúde, por isso é imprescindível manter atividades físicas regulares. Para isso, não é preciso exagerar: pequenas caminhadas diárias de 30 minutos são o suficiente para manter o corpo ativo, ajudando na prevenção da diabetes. 

Entre os cuidados, também é importante controlar o estresse e a pressão arterial, além de evitar cigarros e bebidas alcoólicas.

O diagnóstico da diabetes é feito com exames de sangue que avaliam a glicose, como o teste de glicemia em jejum. Os valores de referência são:

Normal: inferior a 99 mg/dL;

Pré-diabetes: entre 100 a 125 mg/dL;

Diabetes: acima de 126 mg/dL.

O tratamento da diabetes busca melhorar a qualidade de vida, aliviar os sintomas e evitar o desenvolvimento de complicações. Existem alguns cuidados gerais, como uma dieta com restrição de açúcares (bem como carboidratos e frutose) e exercícios físicos regulares, porém, é necessária a avaliação de um médico para que sejam prescritos, também, remédios e/ou insulina injetável.

Agora que você já conhece mais sobre a diabetes, cuide da sua saúde!

E, se precisar, conte com a Artepharma em todos os momentos.

Fale conosco