Hoje, no Dia das Crianças, trazemos um rápido “checklist” de alguns cuidados muito importantes para a saúde dos pequeninos. Todos eles ajudam a assegurar uma maior qualidade de vida às crianças e, alguns deles, terão impacto por toda a vida, melhorando a saúde a longo prazo.
Confira:
1. Mantenha a carteirinha de vacinação em dia
Nos últimos anos, os níveis de vacinação infantil vem caindo de forma preocupante. Doenças já erradicadas, como a poliomielite (paralisia infantil) voltam a acender um alerta para as autoridades sanitárias. A vacinação é uma das formas mais importantes de cuidado com a saúde dos pequeninos. Ela ajuda a manter uma imunidade alta e previne diversas doenças.
2. Ofereça uma alimentação balanceada
Sabemos que as crianças adoram comer doces e alimentos industrializados, afinal, quem não gosta? O problema é que esse tipo de alimentação pode ser ainda mais prejudicial para crianças do que para adultos. Após o período de aleitamento materno (mínimo de 6 meses), a alimentação deve ser sempre balanceada, evitando sempre comidas processadas, frituras, refrigerantes e outros alimentos com alto teor de açúcar.
3. Incentive atividades físicas
Não tem jeito: a criançada de hoje tende a passar horas e horas em frente às telas, seja do celular ou jogando videogame. Esse tipo de brincadeira faz parte da rotina atual, mas não pode ser a única forma de diversão. Para ajudar no desenvolvimento mental, físico e social, é importante incentivar a prática de atividades físicas, como esportes e brincadeiras simples desde a primeira infância.
4. A higiene bucal é prioridade
Acostume a criança a escovar os dentes desde o surgimento dos primeiros dentinhos. Esse hábito deve fazer parte da rotina, como algo totalmente obrigatório após as refeições. Ainda dentro desse tema, é importante lembrar de limitar o uso da chupeta, restringindo o uso nos 2 primeiros anos de vida, para que não atrapalhe a formação dos dentes.
5. Tenha um médico de confiança e mantenha o acompanhamento de rotina
É muito importante ter um médico de confiança acompanhando a saúde – e essa dica vale tanto para as crianças quanto para os adultos. Exames de rotina são importantes para detectar doenças de forma antecipada, evitando que um quadro mais grave chegue a se formar. Lembre-se: a prevenção é sempre o melhor caminho.