Especial Dia das Crianças – 5 cuidados necessários com a saúde dos pequenos

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Hoje, no Dia das Crianças, trazemos um rápido “checklist” de alguns cuidados muito importantes para a saúde dos pequeninos. Todos eles ajudam a assegurar uma maior qualidade de vida às crianças e, alguns deles, terão impacto por toda a vida, melhorando a saúde a longo prazo.

Confira:

1. Mantenha a carteirinha de vacinação em dia

Nos últimos anos, os níveis de vacinação infantil vem caindo de forma preocupante. Doenças já erradicadas, como a poliomielite (paralisia infantil) voltam a acender um alerta para as autoridades sanitárias. A vacinação é uma das formas mais importantes de cuidado com a saúde dos pequeninos. Ela ajuda a manter uma imunidade alta e previne diversas doenças.

2. Ofereça uma alimentação balanceada

Sabemos que as crianças adoram comer doces e alimentos industrializados, afinal, quem não gosta? O problema é que esse tipo de alimentação pode ser ainda mais prejudicial para crianças do que para adultos. Após o período de aleitamento materno (mínimo de 6 meses), a alimentação deve ser sempre balanceada, evitando sempre comidas processadas, frituras, refrigerantes e outros alimentos com alto teor de açúcar.

3. Incentive atividades físicas

Não tem jeito: a criançada de hoje tende a passar horas e horas em frente às telas, seja do celular ou jogando videogame. Esse tipo de brincadeira faz parte da rotina atual, mas não pode ser a única forma de diversão. Para ajudar no desenvolvimento mental, físico e social, é importante incentivar a prática de atividades físicas, como esportes e brincadeiras simples desde a primeira infância.

4. A higiene bucal é prioridade

Acostume a criança a escovar os dentes desde o surgimento dos primeiros dentinhos. Esse hábito deve fazer parte da rotina, como algo totalmente obrigatório após as refeições. Ainda dentro desse tema, é importante lembrar de limitar o uso da chupeta, restringindo o uso nos 2 primeiros anos de vida, para que não atrapalhe a formação dos dentes.

5. Tenha um médico de confiança e mantenha o acompanhamento de rotina

É muito importante ter um médico de confiança acompanhando a saúde – e essa dica vale tanto para as crianças quanto para os adultos. Exames de rotina são importantes para detectar doenças de forma antecipada, evitando que um quadro mais grave chegue a se formar. Lembre-se: a prevenção é sempre o melhor caminho.

Fale conosco