Ficar sentado é o novo fumar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Uma pessoa passa horas sentada em frente ao computador, chega em casa e começa a maratona de séries no sofá ou jogando videogame. Essa rotina, que parece tão comum, esconde um grande perigo para a saúde.

Passar horas e horas sentado, sem realizar atividades físicas ou um simples alongamento já é visto pelos médicos como um risco tão grande quanto o hábito de fumar.

Mais tempo sentado = menos tempo de vida

Ao menos é isso que defende uma pesquisa publicada no Annals Of Internal Medicine, por cientistas da Universidade de Columbia, em Nova York, EUA. Trabalhando com homens e mulheres caucasianos e afro-americanos com mais 45 anos, os pesquisadores rastrearam os movimentos diários de mais de 8 mil pessoas, além de coletarem depoimentos sobre a rotina de outras dezenas de milhares de voluntários. Após 4 anos de acompanhamento, 5% dos voluntários faleceram e, de acordo com as análises, o tempo que passavam sentados foi um dos fatores de relevância para essas mortes.

Àqueles que ficavam sentados durante a maioria do tempo, todos os dias, tiveram riscos maiores de morte precoce. Os que interrompiam o tempo sentado a cada 30 minutos, ao menos para buscar um copo da água ou alongar os músculos, tiveram menos chances de morrer.

Movimentar-se previne doenças

Pesquisas também indicam que pessoas que se movimentam com mais frequência têm menores riscos de desenvolver câncer, diabetes, doenças cardiovasculares ou problemas nos ossos, nervos e articulações.

Exercício físico não anula o dano causado

Se você é uma pessoa ativa, deve estar aliviado, pensando na frequência de exercícios físicos que faz na semana. Mas temos uma notícia não muito boa para você. Embora os exercícios físicos sejam muito importantes para a saúde, eles não anulam o efeito de ficar sentado por muitas horas.

O motivo está em nosso metabolismo, que é afetado pelos longos períodos sentado. Após 30 minutos de inércia, o metabolismo desacelera 90%! As enzimas reduzem a transferência de gordura das artérias para os músculos – para serem queimadas. Depois de duas horas inerte, o colesterol bom é reduzido em até 20%. 

Como reativar o metabolismo?

Mas qual é a solução? Levantar do lugar por cerca de 5 minutos a cada meia hora. Você não precisa, necessariamente caminhar, basta esticar as pernas ou fazer um alongamento no local. O importante é levantar da cadeira e mover seus membros inferiores. Essa é a chave para reativar o seu metabolismo.

Agora que você já sabe dessas informações valiosas, que tal compartilhar com alguém que precisa saber disso?

Fale conosco