É muito comum confundir a virose e a intoxicação alimentar, afinal, existem semelhanças nos sintomas e manifestações dos quadros. Ambas provocam desconforto abdominal, causado pela ingestão de alimentos contaminados e/ou contato com gotículas de pessoas infectadas.
Entretanto, é muito importante diferenciar seus sintomas, ajudando, inclusive, em um diagnóstico médico. Abaixo, listamos os principais sintomas da virose e da intoxicação alimentar, para ajudar você a identificar cada uma com maior facilidade.
Intoxicação alimentar
A intoxicação alimentar acontece quando você ingere algum alimento contaminado por bactérias, fungos ou parasitas. É o caso de uma comida estragada, vencida ou contaminada no processo de preparação.
Normalmente, o ciclo da intoxicação alimentar dura cerca de dois dias, podendo se estender a até duas semanas. No caso de crianças e idosos, que têm um sistema imunológico mais frágil, o quadro pode durar mais tempo.
Sintomas
Náuseas, vômito, diarréia aquosa, dores abdominais, cólicas e febre.
O que fazer
É preciso fazer repouso e ingerir muitos líquidos, afinal, os sintomas podem desencadear um quadro grave de desidratação, que, em casos críticos, pode até mesmo levar à morte. Por isso, caso a pessoa perca muito líquido, de forma rápida, sem conseguir controlar os vômitos e a diarréia, é muito importante buscar imediato atendimento médico, para que sejam administrados medicamentos intravenosos, além da reposição rápida de sais e líquidos por meio de soro.
Virose
A virose, como o nome já indica, é causada pela contaminação por vírus. Ela pode acontecer durante a ingestão de um alimento contaminado ou com o contato com alguém infectado – neste caso, pelas gotículas dispersadas na fala e/ou o compartilhamento de copos e talheres.
Seu ciclo dura, em média, 10 dias. A virose é muito comum em crianças, afinal, além de um sistema imunológico menos resistente, os pequeninos tendem a levar as mãos (nem sempre limpas) à boca com maior frequência, aumentando as chances de contaminação.
Sintomas
Falta de apetite, náuseas, vômito, diarréia, dores musculares na barriga, febre, dor de cabeça e atrás dos olhos, espirros, secreção nasal e tosse.
O que fazer
A recomendação é semelhante à da intoxicação alimentar: é muito importante ingerir bastante líquido – como água, sucos e chás de ervas, evitando a cafeína e alimentos ou bebidas gordurosas. Na persistência dos sintomas, procure imediatamente atendimento médico.
Lembre-se: quadros de desidratação severa podem ser muito graves. Se o quadro de diarreia e vômito não cessar sozinho após alguns episódios, busque atendimento emergencial.