Março é o mês delas! Por isso, aqui no blog trouxemos algumas informações super importantes sobre a saúde feminina. Mas vamos combinar: o papo é sem tabus, ok?
Confira abaixo alguns dos principais cuidados que toda mulher deve ter com a sua saúde, mas que muitas vezes são negligenciados.
Cuidados com a saúde íntima
Quando o assunto é saúde íntima da mulher, uma das primeiras coisas que vêm à mente é a candidíase. Não é a toa: estudo comprovam que mais de 75% das mulheres já tiveram episódios de candidíase durante suas vidas. Para evitá-la, é importante que a mulher tenha atenção com alguns hábitos, como evitar roupas muito apertadas, não usar a roupa íntima ou o biquíni molhado por muito tempo, além de não compartilhar objetos pessoais/íntimos.
Outra dica valiosa é o uso de sabonetes íntimos próprios para o PH da pele íntima. Para saber mais sobre sabonetes que ajudam na prevenção e tratamento da candidíase, fale com nossa equipe clicando aqui.
Além disso, mulheres com uma vida sexual ativa também precisam ter sempre em mente os métodos de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.
Visite seus médicos com frequência – incluindo o ginecologista
Um checkup geral frequente é necessário também para os homens, mas a visita ao ginecologista é obrigatória para as mulheres. A recomendação do Ministério da Saúde é que a consulta preventiva com o ginecologista deve ocorrer uma vez ao ano. Em algumas exceções, o médico pode solicitar visitas mais frequentes para o acompanhamento de tratamentos.
Cuide da sua saúde mental
A rotina da média das mulheres brasileiras não costuma ser tranquila. As desigualdades sociais são somadas à sobrecarga mental causada pelo acúmulo do trabalho remunerado e as atividades domésticas. O resultado pode ser visto em pesquisas recentes: 1 a cada 5 mulheres brasileiras sofre com algum transtorno mental. Em mulheres com sobrecarga doméstica, esse número salta para 1 a cada 2 mulheres. No Brasil, as taxas de depressão entre as mulheres é o dobro das encontradas nos homens!
Os números são alarmantes, por isso, mulher, priorize a sua saúde mental. Faça terapia, tire um tempo para o autocuidado, faça programas culturais com regularidade, se encontre com as amigas para bater papo. Tirar um tempo para si também é cuidar da sua saúde!
Encare a sexualidade sem tabus
Em uma sociedade que ainda encara o feminino como algo que deve ser puro e intocado, o tabu sobre a sexualidade feminina é enorme. Mas, sentir prazer sexual também é necessário para a saúde, afinal, uma vida sexual ativa de forma saudável faz bem para o coração, reduz os níveis de stress e melhora a qualidade de vida.
Entretanto, a própria rotina exaustiva pode reduzir o desejo sexual. Por isso, conte com as fórmulas da Artepharma para reativar a libido feminina. Clique aqui e fale com nossos especialistas. O atendimento é realizado por profissionais e é totalmente sigiloso.