Mitos e verdades sobre a amamentação

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Muitas mães têm dúvidas sobre a amamentação, principalmente as mamães de primeira viagem. A Artepharma aproveita este mês de agosto, em que acontece a campanha Agosto Dourado, como incentivo ao aleitamento materno, para esclarecer alguns mitos e trazer algumas verdades sobre a amamentação.

Confira abaixo algumas das dúvidas mais comuns quando o assunto é amamentação:

Mulheres com próteses não podem amamentar – MITO

As próteses de silicone não atrapalham em nada a amamentação, já que elas são posicionadas abaixo do tecido mamário.

Banho de sol evita seios rachados  – VERDADE

A exposição adequada ao sol deixa a pele do seio mais resistente, evitando rachaduras. O indicado é tomar sol diariamente (expondo os seios à luz solar), tanto durante a gravidez quanto após o parto, sempre de 15 a 20 minutos por dia, antes das 10h e após as 16h.

Fórmulas são melhores do que o leite – MITO

Algumas pessoas dizem que as fórmulas modernas são tão avançadas que teriam superado o leite materno, o que não é verdade. Além de fornecer nutrientes, a amamentação reforça o sistema imunológico da criança, protegendo o recém-nascido contra doenças.

A lactante precisa comer bem e beber mais líquidos – VERDADE

Ao amamentar, o corpo da mulher exige um maior consumo de calorias e líquidos. A mulher que está amamentando deve consumir muitos líquidos, como sucos e chás, além da água. A indicação média é de um consumo de água superior aos 3,8l/dia, ou seja, quase o dobro do indicado normalmente. Em relação à dieta, é comumente indicada uma dieta com cerca de 500 calorias extras para as lactantes. É importante avisar: ambas as recomendações devem ser confirmadas com um médico antes de serem adotadas, pois elas vão variar conforme o histórico e necessidades de cada uma.

As mamadas precisam acontecer a cada 2h – MITO

O intervalo será definido conforme a necessidade de cada criança.

O aleitamento materno reduz as chances de câncer de mama – VERDADE

Pesquisas indicam que mulheres que amamentam têm até 30% a menos de chances de desenvolver o câncer de mama, além de uma redução de 28% de chances de óbito em decorrência da doença.

Algumas mulheres têm o leite “fraco”, com nutrientes insuficientes – MITO

O leite materno é a alimentação mais rica e adequada para os bebês. Não existe leite materno “fraco” em nutrientes. O que pode sim acontecer é a mulher produzir pouco leite, sendo a quantidade insuficiente para a amamentação, por isso o acompanhamento médico é tão importante.

Compressas quentes ajudam a “desempedrar” o leite – MITO

As compressas quentes não costumam ajudar e podem, até mesmo, piorar a situação. O indicado é fazer massagens, ordenhando os seios.

A amamentação faz bem para a mulher – VERDADE

A amamentação faz muito bem para a saúde do bebê, mas também é benéfica para a mãe. Pesquisas indicam que o aleitamento materno faz com que  o sangramento pós-parto seja reduzido, assim como as chances de desenvolver anemia, câncer de mama e de ovário, diabetes e reduzir os episódios de infarto.

Você já conhecia todos esses mitos e verdades sobre a amamentação?

Compartilhe para que mais pessoas recebam essas informações tão importantes!

Fale conosco