O outono chegou! Aprenda a driblar as alergias respiratórias

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O outono chegou nesta segunda-feira (20/03)! Com o tempo seco, característico da estação, chegam também as famosas “ites” – alergias respiratórias como rinite, sinusite e rinossinusite, quadros que geram bastante desconforto para pacientes de qualquer idade. 

As alergias respiratórias são causadas pela exposição a substâncias como pólen, mofo, poeira e ácaros, que podem irritar as vias aéreas, causando uma reação alérgica. Para algumas pessoas, essas alergias podem ser graves e interferir na qualidade de vida. No outono, a exposição a estes alérgenos aumenta, inclusive, por conta das temperaturas mais amenas, é comum, também, que as pessoas passem a manter os ambientes mais fechados, o que favorece o desenvolvimento de mofo e acúmulo de ácaros em casas e escritórios. 

Principais alergias

Uma das principais alergias respiratórias que ocorrem no outono é a rinite alérgica. Os sintomas incluem espirros, coriza, coceira no nariz e na garganta, além de olhos lacrimejantes. A rinite alérgica pode ser tratada com medicamentos antialérgicos, como anti-histamínicos e corticoides nasais. 

Outra alergia respiratória comum no outono é a asma. O clima frio e seco pode levar ao estreitamento das vias aéreas, o que pode desencadear sintomas de asma, como chiado no peito, tosse e falta de ar. Pessoas com asma devem tomar seus medicamentos conforme prescritos pelo médico e evitar a exposição a alérgenos conhecidos. A asma alérgica também é recorrente nesta época, causada pela exposição aos ácaros e mofo.

A redução de temperaturas e baixa umidade do ar também podem gerar casos de sinusite, uma inflamação nos seios da face, que pode causar secreções nasais, entupimento de vias respiratórias, dores faciais e/ou dores de cabeça.

Prevenção e tratamento

Existem muitas maneiras de reduzir os efeitos das alergias respiratórias no outono. Uma das ações mais importantes é evitar a exposição a alérgenos, seja ventilando bem os ambientes ou, até mesmo, usando máscaras se necessário. Além disso, é importante manter a casa limpa e livre de poeira e ácaros, especialmente nos quartos. 

O fortalecimento da imunidade também é um forte aliado para pessoas com alergias respiratórias. Com o auxílio de suplementos, seu corpo ficará mais resistente às mudanças climáticas e você sentirá menos sintomas clássicos das alergias de cada estação.

Aqui na Artepharma contamos com diversos suplementos que podem ajudar você a ter uma imunidade sempre forte e resistente. Fale conosco para saber mais.

É importante lembrar que os sintomas das alergias respiratórias podem ser semelhantes aos de outras condições, como resfriados e gripes. Se você estiver experimentando sintomas graves ou persistentes, é importante falar com um médico para descartar outras condições e receber o tratamento adequado.

Fale conosco