Ela finalmente chegou: a estação mais quente do ano! Sol forte, temperaturas altas, clima abafado e chuvas rápidas. No verão, enfrentamos um clima bastante extremo, por isso, nossa saúde precisa de alguns cuidados especiais.
Confira abaixo algumas coisas importantes que você precisa saber para viver melhor neste verão.
1. Abuse do protetor solar e de roupas com fotoproteção
A dica pode parecer clichê, mas essa conscientização ainda é necessária, afinal, o câncer de pele representa mais de 33% dos casos da doença no país.
Diferente de outros tipos de cremes, o protetor solar deve ser reaplicado a cada 2h ou ainda menos, caso você esteja em contato com a água. Essa alta frequência faz com que seja muito fácil esquecê-lo. Por isso, coloque lembretes no celular para não deixar este cuidado de lado. Outra dica é usar roupas com fotoproteção. Elas são recomendadas para reduzir a exposição aos raios solares, apesar de não substituírem completamente o protetor.
2. Foque em uma alimentação balanceada
Ao contrário do que acontece no inverno, nos dias de calor o nosso corpo reduz o gasto de energia, ou seja: o organismo precisa consumir menos calorias para se manter. Automaticamente, isso também reduz nossa sensação de fome, o que pode resultar em muitas horas sem comer e/ou uma alimentação excessivamente leve.
Por isso, na hora das refeições principais, procure consumir comida “de verdade”, como legumes, verduras, arroz, feijão e alguma proteína – vegetal ou animal.
3. Não nade após comer
Não, isso não é uma lenda urbana. A prática de qualquer exercício físico (como pedalar, correr ou levantar pesos) imediatamente após uma refeição pode, sim, causar congestão ou gerar um grande mal estar. Afinal, neste momento o maior fluxo sanguíneo está concentrado no estômago, realizando a digestão.
Quando praticamos uma atividade física, este fluxo sanguíneo é redirecionado aos músculos, com grandes chances de resultar em indigestão, náuseas, vômito e até desmaios.
4. Não fique horas com a roupa de banho molhada
Logo após um banho de mar ou piscina, o ideal é retirar a roupa de banho, tomar uma ducha e se secar. Ficar muitas horas com a roupa de banho molhada, em contato com as genitais, pode causar graves infecções.
5. Cuide com a ingestão de álcool e beba muita água
As bebidas alcóolicas são muito ingeridas no calor, mas elas acabam causando desidratação por desregularem as ações dos hormônios diuréticos. A desidratação, em casos muito severos, pode resultar em danos graves para a saúde. Sempre intercale o consumo de bebidas alcoólicas com água.
Aliás, beba muita água! A transpiração excessiva em dias mais quentes pode fazer você ficar desidratado, além de desregular a pressão arterial e causar mal estar. E, quando falamos de água, estamos falando de água pura. A ingestão de sucos industrializados e refrigerantes não contam, pois, por conter muito sódio, eles acabam piorando quadros de desidratação.