O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres. De acordo com o Inca – Instituto Nacional do Câncer – 66 mil novos casos de câncer de mama são diagnosticados anualmente no país, sendo esta uma doença que causou, em média, 50 mortes de brasileiros por dia no ano de 2021.
Para conscientizar a população e reforçar a importância do autoexame e da prevenção do câncer de mama, foi criado o movimento Outubro Rosa. A campanha foi organizada no ano de 2008 pela FEMAMA – Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama – uma associação civil e sem fins econômicos.
Como forma de simplificar a mensagem sobre o câncer de mama, a FEMAMA desenvolveu 3 perguntas simples e rápidas para a prevenção eficaz da doença. Abaixo, compartilhamos as 3 perguntas deste ano.
1. Sabia que descobrir antes aumenta as chances de cura?
Detectar a doença em sua fase inicial ainda é o recurso mais eficiente no controle da doença. A mamografia deve ser realizada anualmente em mulheres a partir dos 40 anos e é a melhor forma de detectar tumores logo no início de seu desenvolvimento, aumentando as chances de cura.
2. Você conhece os tratamentos para cada tipo de câncer?
O câncer é uma doença que causa uma multiplicação exagerada de células do corpo, causando tumores. Na mama, os tipos costumam ser o não invasivo, invasivo, triplo negativo e inflamatório e essa detecção vai ajudar a determinar o tratamento. Para tumores nas mamas, os tratamentos mais comuns são cirurgia, radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e terapia biológica. Com os avanços de pesquisas, a quimioterapia oral também passou a ser aplicada, reduzindo o desconforto no tratamento.
3. Você conhece os avanços da ciência contra o câncer de mama?
Os avanços dos últimos 10 anos foram os mais significativos no combate ao câncer. Hoje, contamos com uma maior variedade de exames que permitem a identificação precoce de tumores, bem como novos medicamentos, imunoterapia, marcadores moleculares e técnicas de cirurgia menos invasivas. Todos esses avanços dão ao paciente uma melhor qualidade de vida, além de aumentarem as chances de remissão da doença.
Salve este texto para ler mais vezes e compartilhe em suas redes sociais.
Envie este link para o maior número de mulheres que puder. Ajude a salvar vidas!