Passar por problemas ortopédicos não é nada agradável. Além de gerar desconforto ou dor, eles podem trazer condições crônicas, se não tratados da forma adequada, limitando a mobilidade e, até mesmo, reduzindo a autonomia do paciente ao longo dos anos.
Mas, a melhor estratégia para lidar com isso não está apenas no bom tratamento assim que o problema é identificado, mas sim a prevenção, antes mesmo que a condição seja identificada.
Maus hábitos geram grandes problemas
Jogar bola com os amigos, praticar artes marciais, fazer musculação, entre outras atividades físicas são hábitos muito saudáveis e recomendados, mas é nestes cenários que alguns dos piores problemas ortopédicos podem aparecer, como a distensão muscular e a ruptura de ligamento.
Para evitá-los é importante ter o acompanhamento de um profissional. Aprender técnicas de movimentos, por exemplo, vão ajudar você a conhecer melhor os limites do seu corpo e evitar acidentes.
Abaixo, explicamos alguns dos principais problemas ortopédicos e suas principais causas, para que você saiba como evitá-las.
Tendinite
Mais comum em casos de LER (lesão por esforço repetitivo), a tendinite é a inflamação dos tendões. Ela pode ocorrer mas mãos, joelhos, ombros e cotovelos. Seus sintomas são dor, inchaço, sensibilidade na região, podendo, também, resultar na perda de força.
A tendinite pode aparecer como resultado do esforço físico, mas, também, pode ser causada pela má postura no trabalho, principalmente para aqueles que ficam muitas horas no computador.
Como previnir
Para evitar, programe pausas frequentes sempre que estiver realizando tarefas repetitivas. No computador, tenha a cadeira ajustada de forma que seu antebraço fique acima da mesa, alinhado a 90 graus com seus braços. Também use apoios ergonômicos nos pés, mantendo os joelhos tampem em 90 graus.
Bursite
Ela é uma inflamação que normalmente se apresenta nos ombros, joelhos, cotovelos e quadris. A bursite pode deixar a região febril, além de causar inchaço, dores e dificuldade de movimentação. Assim como a tendinite, a bursite pode aparecer por esforço repetitivo, mas também pode ser causada por traumas e infecções.
Como previnir
Sua prevenção envolve o fortalecimento da musculatura por meio de exercícios físicos, assim como a redução do peso e a pausa freqüente em atividades muito repetitivas.
Ruptura De Ligamento
Uma ruptura de ligamento normalmente está relacionada a um grande esforço físico. Ao levar seu corpo além do limite, você pode romper os ligamentos responsáveis por estabilizar e proteger articulações e ossos. Ela causa enorme dor e sua recuperação exige cirurgia, com um processo de recuperação que pode passar de 1 ano.
Como previnir
Conheça seu corpo e não ultrapasse seus limites. Caso queira desenvolver atividades físicas de grande esforço ou a nível equivalente ao profissional, conte sempre com o acompanhamento de profissionais.
Distensão Muscular
Ela normalmente acontece na região lombar e nas coxas. Causa dor imediata, fraqueza e dificuldade de movimentos.
Como previnir
A distensão muscular está relacionada a um alongamento excessivo dos membros, por isso, aqui o segredo também é conhecer os limites do próprio corpo e evitar movimentos bruscos excessivamente amplos.