Não é segredo que o cigarro faz muito mal à saúde. Não é à toa que levantamentos indicam que mais da metade dos fumantes desejam largar o vício, porém, essa mudança de hábitos não é nada fácil.
Por isso, hoje (31/05), no Dia Mundial Sem Tabaco, separamos algumas dicas valiosas para facilitar este processo. Veja abaixo.
“Quero parar de fumar. E agora?”
O primeiro e mais importante passo você já deu: tomar essa decisão e buscar ajuda. Começamos alertando que não existe fórmula pronta ou passo a passo que vá funcionar como passe de mágica. Os efeitos da nicotina no corpo causam uma dependência que, ao ser quebrada, traz efeitos diferentes no organismo de cada um. Portanto, o mais importante é que você respeite o seu tempo e o seu processo. Evite se comparar com outras pessoas. Alguns simplesmente desistem parar e conseguem. Outros levam anos tentando até que tratamentos passem a fazer efeito.
Então, comece focando na sua meta e com o pensamento positivo de que conseguirá vencer este vício. Existem diversas formas de parar de fumar. Se você já tentou e não deu certo, não fique desapontado. Isso é muito comum. Procure outra forma, método ou tratamento – muitas vezes um suporte terapêutico ou com medicamentos pode ser necessário.
Conte para todo mundo
Conte para a família e pessoas mais próximas que você deseja parar de fumar. Peça apoio, principalmente daqueles que também são fumantes, para que evitem fumar perto de você e/ou para que não lhe ofereçam mais cigarros. Toda ajuda é importante!
Parar de uma vez ou aos poucos?
O ideal é reduzir aos poucos, porém, é preciso que você determine uma meta. Escolha uma data futura para parar de fumar. Este, será o seu primeiro dia sem nenhum cigarro. Até que ele chegue, vá reduzindo o consumo aos poucos. Por exemplo: se você fuma um maço por dia, coloque como objetivo parar de fumar em 20 dias. Reduza um cigarro por dia e, ao final de 20 dias, você estará mais propenso a parar totalmente.
IMPORTANTE: em nenhuma hipótese deixe a meta em aberto. Sem definir uma data final para parar de fumar, você dificilmente conseguirá cumprir o objetivo, afinal, sem uma meta clara, fica muito mais fácil de adiar o plano.
Faça exercícios físicos
Além de te deixar distraído, praticar exercícios faz com que o corpo libere serotonina e endorfina. Isso causará uma enorme sensação de bem-estar e reduzirá a sua ansiedade.
Encontre terapias complementares
Algumas terapias alternativas podem ajudar a bloquear a ansiedade relacionada ao vício. Aqui na Artepharma, temos o Floral Vícios, que complementa o tratamento. Ele ajuda a limpar as toxinas do organismo, reduzindo a necessidade do consumo da nicotina, além de promover sensação de bem-estar. Para saber mais, fale conosco clicando aqui.
O dia de parar
Quando chegar o dia de parar de fumar, tenha sempre em mãos coisas para substituir o cigarro quando a vontade vier, como chicletes, água e alimentos crocantes pouco calóricos, como cenouras, pepinos e castanhas.
Tome muito cuidado para não substituir uma compulsão por outra. Muitos adquirem peso ao parar de fumar, pois passam a comer maiores quantidades para suprir o “vazio” do cigarro. Por isso, opte por fazer pequenas refeições ao longo do dia, o que também ajudará a controlar a ansiedade.
E se eu tiver uma recaída?
Não se culpe nem fique frustrado. É comum que fumantes precisem de diversas tentativas até que consigam largar o vício em definitivo. Aprenda com o momento da recaída e entenda o que levou você a voltar a fumar para que possa evitar isso no futuro. Por exemplo: muitas pessoas sentem maior desejo de fumar ao tomar café ou ingerir bebidas alcóolicas. Se isso levar você a uma recaída, é hora de repensar o consumo deste tipo de bebidas, ao menos por um tempo.
O mais importante é não encarar a recaída como uma derrota e sim como apenas mais uma etapa no seu processo. Não se deixe abater. Foque na sua meta e siga em frente!
Procure ajuda médica
Se você não conseguir parar apenas com métodos naturais, busque um médico. Existem medicamentos próprios para este processo e muitos deles são fornecidos gratuitamente pelo SUS. Ou seja: além de melhorar a sua saúde, acabar com o vício não terá custos e ainda fará bem para o seu bolso, pois você vai parar de gastar dinheiro com os cigarros.
Não tenha vergonha de buscar ajuda: a nicotina causa um vício intenso e dados da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS) apontam que o uso de medicamentos mais do que dobram as chances de alguém conseguir parar de fumar. Veja o seu médico como um amigo nesta jornada.
Boa sorte no processo e conte com a Artepharma para o que precisar!