Você com certeza sabe que o uso de ervas na medicina é um conhecimento milenar, mas você já ouviu falar nas tinturas?
As tinturas são obtidas ao se triturar ou macerar uma planta e deixá-la em infusão em solução de água e álcool, em proporções e tempo indicado para cada vegetal. Isso pode ser feito com a planta ainda fresca ou já seca. Desta forma, é possível extrair as propriedade de cura de cada planta.
Tintura-mãe X Tintura vegetal
A diferença entre a tintura-mãe e a tintura vegetal está em sua concentração. É a partir das tinturas-mãe que se produzem diversos remédios homeopáticos, por isso, ela é muito mais concentrada e não deve ser consumida de forma direta, sem manipulação.
Já já tinturas vegetais estão prontas para consumo, sendo indicada apenas a simples diluição em água.
Como usar a tintura vegetal?
Elas são normalmente administradas em gotas, com a prescrição de diluição em água, mas podem, também, ser manipuladas na farmácia em composições açucaradas, como o mel, para ser transformada em xarope e facilitar a administração para crianças e idosos.
Ainda na farmácia de manipulação, é possível acrescentar as tinturas a cremes, géis e pomadas, a depender da indicação clínica.
Crianças podem fazer uso de tinturas?
Existem 3 tipos básicos de manipulação de tinturas: a base de água, glicerina e álcool, este último sendo contraindicado para crianças. Para os pequenos, utilize apenas tinturas feitas com água ou glicerina – sempre consultando o médico ou farmacêutico antes de administrar.
E para os pets?
A recomendação é a mesma utilizada para crianças: não administre tinturas sem antes conversar com o farmacêutico ou o veterinário e jamais forneça tinturas a base de álcool a qualquer bichinho.
É preciso receita médica?
Não. O uso de tinturas não exige receita e você pode contar somente com o suporte do farmacêutico para consumí-las.
Posso usar mais de uma tintura ao mesmo tempo?
Sim. Não há contraindicações gerais e é possível utilizar tinturas de mais de uma planta ao mesmo tempo. Apenas consulte o farmacêutico para orientações específicas ao seu caso.
Existem contraindicações?
De maneira geral, por serem totalmente naturais, as tinturas não costumam possuir contraindicações. Porém, um profissional habilitado, como um médico ou farmacêutico poderá avaliar qualquer contraindicação para os seu caso específico, a depender de condições de saúde e doenças prévias.
Como posso comprar tinturas?
Você pode contar com a Artepharma na hora de escolher e comprar suas tinturas. Nossa farmacêutica dará todo o suporte e você ainda recebe suas compras em casa.