Tireóide: 5 alimentos para evitar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

A tireóide é uma glândula que age diretamente na função de órgãos como o coração, cérebro, fígado e rins, podendo interferir, também, na fertilidade, memória, concentração, no peso e, até mesmo, no controle emocional. É a tireóide que produz hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina), relacionados ao metabolismo.

Com tantas funções importantes, não é à toa que o desequilíbrio no funcionamento desta glândula possa trazer consequências para o corpo todo. Além de manter os exames de sangue sempre em dia, é muito importante manter uma dieta equilibrada, auxiliando no controle da glândula tireóide.

Abaixo, listamos 5 alimentos que, se consumidos em excesso, podem prejudicar o funcionamento da sua tireóide e atrapalhar no tratamento de quem sofre com alterações na glândula:

1 – Açúcar e farinhas refinadas

O consumo de açúcares e farinhas refinadas em quantidade faz com que o corpo libere altos níveis de insulina, prejudicando o funcionamento da glândula. Além disso, pacientes com problemas de tireóide também contam com um metabolismo lento, fazendo com que uma alimentação não balanceada resulte em ganhos de peso ainda mais acelerados.

2 – Soja

O excesso de consumo de soja e/ou o consumo diário por longos períodos pode impedir que seu corpo absorva a tiroxina. Além de atrapalhar no tratamento de quem está realizando a reposição deste hormônio isso pode interferir na síntese dos hormônios produzidos pela tireóide. Para quem sofre com o hipotireoidismo, por exemplo, não seria indicado substituir o leite comum pelo leite de soja, pois seu consumo recorrente pode aumentar o desequilíbrio da glândula.

3 – Gordura trans

É claro que as gorduras trans não fazem bem a ninguém, mas esse mal pode ser potencializado em pessoas com problemas de tireóide. O excesso de gorduras trans podem comprometer o funcionamento da glândula e aumentar as concentrações de colesterol no sangue.

4 – Comida industrializada

O consumo de corantes e conservantes encontrados em alimentos industrializados pode interferir na absorção de nutrientes, resultando em um desequilíbrio nutricional que impacta as funções da tireóide. Na dúvida, evite!

5 – Algumas verduras cruas

Certas verduras contém glucosinolatos, que podem interferir na produção dos hormônios T3 e T4. A brócolis, couve, couve-de-bruxelas, o o repolho, couve-flor e espinafre são muito importantes para a saúde, mas não devem ser consumidos em excesso e sempre devem ser cozidos, neutralizando seus possíveis efeitos na tireóide.

Bônus: não fuja do gluten!

A não ser em casos de doença celíaca, cortar o glúten sem orientação médica pode trazer problemas para o funcionamento da tireóide. Pesquisas indicam que a falta do selênio – presente em cereais – pode afetar as funções da tireóide. 

Lembre-se sempre: equilíbrio é tudo! Qualquer excesso no consumo ou falta de nutrientes pode afetar o pleno funcionamento do seu corpo.

Cuide de você. Realize acompanhamentos médicos com frequência e conte com a Artepharma para o que precisar.

Fale conosco